Inicia Semana da Pátria em Joaçaba

A solenidade oficial de abertura que ocorreu nesta terça-feira (01) reuniu estudantes, autoridades e público em geral em Joaçaba. Com o hasteamento do pavilhão nacional e o acendimento da pira da Pátria foi aberta oficialmente, nesta terça-feira (01) a programação alusiva a semana da pátria em Joaçaba. A solenidade contou com apresentações de escolas municipais e a execução do hino nacional.  A Secretaria Municipal de Educação promoveu a abertura das comemorações da Semana da Pátria, em frente ao prédio da Prefeitura, às 08h30. Representantes do Tiro de Guerra, escolas municipais, estaduais e particulares, participaram da solenidade que tem como objetivo fortalecer o sentimento de civismo do cidadão. Segundo Sérgio Lazzarini, Secretário de Educação, “esta é uma das datas mais significativas para o Brasil, atribuindo ao cidadão a responsabilidade e amor pela Pátria, valores importantes para a formação da nossa sociedade, principalmente da juventude”, diz.  Lazzarini ressalta que, o desfile comemorativo de 7 de Setembro é fundamental para o incentivo ao patriotismo, e neste ano devido a preocupação com o contágio do vírus da gripe A (H1NI), o desfile que reuniria cerca de 5 mil pessoas foi cancelado, e as comemorações reduzidas; mas através do envolvimento da comunidade, e do comparecimento dos cidadãos as solenidades que acontecem todos os dias até o dia 7, conseguiremos reforçar o patriotismo, que é extremamente importante para o País”, disse.   As escolas estarão realizando atividades paralelas à comemoração. Sessões cívicas, confecção de cartazes, apresentações fazem parte das atividades propostas pelos professores que "concentram nessa semana maneiras de introduzir o patriotismo, tanto nacional quanto regional, no dia-a-dia dos alunos", finaliza Lazzarini.  O prefeito Rafael Laske, ressaltou a importância da comemoração de 7 de setembro, e da participação de todos os professores, alunos, pais de alunos e da sociedade. Laske falou que a família e a escola tem muita importância na formação dos cidadãos, e ainda lembrou de suas participações em desfiles e comemorações da data. “É durante o desfile e a Semana da Pátria que trabalhamos o valor da pátria nas escolas”, avaliou.

As comemorações alusivas à Semana da Pátria serão realizadas normalmente, durante toda a semana até o dia 7 de setembro na Praça Adolfo Konder, com hasteamento e arreamento das bandeiras, com a participação de alunos da rede pública municipal e soldados do Tiro de Guerra, conforme programação já elaborada pela Secretaria.

As comemorações encerram no dia 7 de setembro, dia da Pátria, com uma Sessão Cívica de encerramento, as 10hs (manhã), com a extinção do fogo simbólico e arreamento da bandeira, com a presença de soldados do Tiro de Guerra e da fanfarra de 3 escolas municipais.

ASCOM – Paula Patussi.