Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza VIII Conferência Municipal.
Com o tema “Construindo Diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal”, foi realiza nessa última sexta-feira(19) em Joaçaba, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento reuniu aproximadamente 200 crianças, que durante toda a tarde debateram temas ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
“A conferência tem o dever de elaborar de forma integrada propostas de proteção e defesa dos direitos da criança e adolescentes, que deverão estar na elaboração de um plano decenal da Política de Atendimento dos direitos da criança e do adolescente”, ressalta Daniela Bernardi Bortoli, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O evento norteou os problemas existentes dentro da realidade enfrentada no cotidiano das crianças e adolescentes. Para cada eixo foi convidado um palestrante que coordenou os trabalhos, dentre eles: Marcelo Cardoso Nassar, Rozane Schmautz, Vanessa Rosato, Janete Couto, Paula Biava e Carlos Dal Moro.
Uma das principais reivindicações levantadas no evento é a, implantação de uma delegacia e proteção a mulher, criança e adolescente no município.
Segundo o secretário de Ação Social, “várias entidades ligadas à secretaria de Ação Social, estiveram presentes para junto fortalecer as ações, e ajudar a solucionar os problemas. Porque não se pode ficar longe das decisões; já que atendemos crianças e adolescentes que serão os cidadãos de amanhã, e que merecem bem estar”, diz.
Para o vice-prefeito Joventino De Marco, “é importante discutir as ações de bem estar para crianças e adolescentes, porque elas serão o futuro, os adultos de amanhã. Devemos direcionar nossas atividades e a atenção ao bem estar e cuidado a elas, junto à comunidade”, diz.
Apresentaram-se no evento crianças e adolescentes do APAS – Associação de pais e amigos dos surdos, e do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve a organização da Secretaria de Ação Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foi dirigida aos gestores municipais, conselheiros tutelares e municipais; crianças e adolescentes, sociedade civil organizada, representantes do Poder Judiciário e da Promotoria Pública, técnicos, usuários e a toda comunidade. A conferência é uma previa para o encontro regional, estadual e nacional.