Unoesc e Prefeitura de Joaçaba realizam formação continuada de professores da Rede Municipal

Teve início na quinta-feira, 1º de fevereiro, a “Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba”. O projeto será desenvolvido atendendo três grupos: os gestores escolares; os professores efetivos que atuarão como multiplicadores do conhecimento; e o terceiro grupo é composto por professores que foram efetivados no último concurso público, totalizando 120 profissionais. As atividades que ocorrerão ao longo do ano, estão sendo realizadas na Unoesc Joaçaba por meio de um projeto desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd).

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora do PPGEd, professora Doutora Marilda Pasqual Schneider, dos coordenadores do projeto da formação continuada, professores Doutores Camila Regina Rostirola e Márcio Giusti Trevisol, além da secretária de Educação do município de Joaçaba, Rosane Kunen, e do prefeito Dioclésio Ragnini.

— Não podemos parar no tempo, a atualização precisa ser constante. Já fizemos muitas mudanças e vamos continuar fazendo para melhorar as práticas pedagógicas, beneficiando vocês que estão aqui hoje e fazem a educação acontecer e, principalmente, dos alunos que são atendidos em nossa rede de ensino — afirmou o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini.

— Temos uma parceria de longa data com a Unoesc e esse é um projeto personalizado que trará muita partilha e conhecimento aos participantes. Estamos entusiasmados e ansiosos pelas atividades que serão realizadas — completou a secretária de Educação, Rosane Kunen.

Intitulada “Novos tempos, novos desafios”, a formação continuada busca atender aos anseios dos profissionais que atuam nos centros de educação infantil e nas escolas do município de Joaçaba, assim como as demandas advindas dos encontros do “Café com a Comunidade Educacional”, projeto idealizado pela Unoesc e realizado nos anos de 2022 e 2023 com secretários de educação da região da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC) e profissionais da educação.

— Esse projeto tem caráter bastante inovador visto que trabalharemos com três públicos: professores ingressantes, os gestores e os professores que atuarão como multiplicadores das práticas realizadas nos encontros. Ao todo serão 412 horas de formação, contemplando toda a rede municipal — explicou o professor Márcio Giusti Trevisol.

A coordenadora do PPGEd, professora Doutora Marilda Pasqual Schneider, destacou a importância do diálogo e da união entre instituições, em prol de ações que tragam soluções para as mais diferentes demandas da sociedade.

— A aproximação com as escolas busca levar um pouco daquilo que está produzindo de conhecimento acerca da realidade educacional regional e, por outro lado, busca uma relação entre teoria e prática que reflita na melhoria da qualidade da educação — ressaltou a coordenadora.

Fonte: Comunicação Unoesc Joaçaba