Um novo momento para a história de Joaçaba
A data de hoje ficará na história de Joaçaba. Após um ano e meio de obras, o Aeroporto Santa Terezinha reabriu nesta quinta-feira (01) para pousos e decolagens diurnas.
A Prefeitura de Joaçaba (Gestora Aeroportuária) realizou a vistoria da área operacional do aeroporto, junto com o Fiscal do Estado de Santa Catarina, responsável pelas obras de ampliação e melhorias do aeroporto, observando evidências quanto ao atendimento das condições de infraestrutura e outras ações de mitigação de risco adotadas pela gestão que subsidiem a retomada segura das operações a partir desta quinta-feira (01), com base no aspecto da segurança operacional por meio dos requisitos aplicáveis ao Aeroporto de Joaçaba pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Nº 153 Emenda 06 e Nº 154 Emenda 07.
A avaliação feita pelos técnicos considerou que a pista, a táxi e o pátio já possuem condições de operação diurna, pois cumprem os aspectos de segurança previstos em lei. Com relação a pista, esta passou de 18 m de largura para 30 m, além de um sistema de grooving que permite as aeronaves operar com maior segurança em dias chuvosos. Além das obras, outras medidas estão sendo implantadas para garantir a segurança e melhor gestão aeroportuária. “A modernização da infraestrutura é essencial para o bom funcionamento dos trabalhos, mas precisamos estar preparados para profissionalizar a gestão e operação do aeroporto, sempre em sintonia com os governos estaduais e federais. Em paralelo, estamos implantando ferramentas para garantir a segurança de operação aeroportuária”, concluiu Eglon Buraseska, Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Gestor Aeroportuário.
Desta forma, o Aeroporto Santa Terezinha já pode operar aeronaves de maior porte, bem como, tornar a receber aeronaves UTIs, do Transporte Aéreo de Valores, aeronaves militares e da aviação geral.
De acordo com o prefeito Dioclésio Ragnini essa obra é muito importante para o desenvolvimento regional, que abrange um raio de cerca de 100 km, atendendo aproximadamente 600 mil pessoas. “Com certeza hoje é um marco histórico para Joaçaba e fundamental para o projeto de desenvolvimento da nossa região. Sempre ressalto que o Aeroporto Santa Terezinha não é só de Joaçaba, é de toda a região Meio-Oeste catarinense. Ele vem para atender as necessidades de desenvolvimento regional e expansão de várias áreas, seja na saúde, educação, comércio, indústria e serviços”, afirmou Dioclésio.
Além da reforma e ampliação da pista e do novo cercamento, a Prefeitura de Joaçaba desenvolveu o projeto de reforma e ampliação do terminal de passageiros e entregou ao Estado de Santa Catarina, no valor de R$ 8.133.495,54, e está aguardando a publicação do Edital de Licitação para construção, nos próximos dias. Esse novo terminal vai dar mais segurança e melhorar ainda mais a operação do aeroporto.