Servidores da Prefeitura de Joaçaba Participam do Summit Cidades 2024 e Apresentam Iniciativa Pioneira em Boa Governança

Servidores da Prefeitura de Joaçaba marcaram presença no Summit Cidades 2024, o maior encontro dedicado ao desenvolvimento e elaboração de iniciativas para impulsionar os municípios de Santa Catarina. O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho, no CentroSul, em Florianópolis, e reuniu uma ampla gama de atividades, incluindo feira de negócios, palestras, reuniões e capacitações destinadas a servidores e gestores municipais, além de representantes da iniciativa privada e do público em geral.

O Summit Cidades 2024 foi um ponto de encontro para mais de cinco mil participantes ao longo dos três dias de evento. Com um total de mais de 350 palestrantes, o evento se destacou pela variedade de temas abordados em até 13 eventos ocorrendo simultaneamente. A discussão de temas variados, como comunicação, economia, meio ambiente, tecnologia, mobilidade urbana, educação e segurança pública, reforçou o objetivo do encontro de promover uma abordagem plural e interligada para o desenvolvimento de todas as regiões.

Entre os palestrantes de renome nacional e internacional, destacaram-se nomes como Serginho Groisman, Monja Coen, Amyr Klink, Renato Janine Ribeiro, Márcio França (Ministro do Empreendedorismo) e Jader Filho (Ministro das Cidades).

A Prefeitura de Joaçaba foi representada por servidores que tiveram a oportunidade de participar de diversas palestras e atividades voltadas para o aprimoramento da gestão pública e o desenvolvimento local. Um dos destaques da participação foi a apresentação do Secretário de Transparência, Controle e Gestão Pública, Augusto Zagonel, que realizou uma palestra sobre a “Implantação de Controladorias Municipais: Um passo para a Boa Governança”.

Em sua apresentação, Zagonel destacou a importância do setor da Controladoria na administração pública, ilustrando seu discurso com o case da Prefeitura de Joaçaba. Ele enfatizou que a criação de controladorias municipais é essencial para garantir a transparência, a eficiência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, promovendo uma administração mais eficaz e voltada para o cidadão.

“A experiência da Prefeitura de Joaçaba na implantação de uma controladoria tem sido fundamental para aprimorar nossos processos e garantir a boa governança. A Controladoria não apenas fiscaliza, mas também orienta e melhora a gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Zagonel durante a palestra.

O Summit Cidades 2024 proporcionou uma plataforma de troca de conhecimentos e experiências entre gestores públicos, acadêmicos e a sociedade civil, reforçando a importância de um diálogo contínuo e construtivo para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. A participação ativa da delegação de Joaçaba e a apresentação de suas iniciativas inovadoras demonstram o compromisso do município com a melhoria contínua da gestão pública e o desenvolvimento local.