A Secretaria de Saúde de Joaçaba, por meio do CAPS de Joaçaba, juntamente com os CAPS dos municípios de Capinzal, Ouro, Água Doce, Campos Novos e Herval d’Oeste, promoverá, no dia 26 de junho, o Seminário Intersetorial Regional de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. O evento ocorrerá no auditório Afonso Dresch, na Unoesc campus I, das 7h30 às 17h, com intervalo para almoço das 11h45 às 13h.

Aberto ao público em geral, o seminário tem como público-alvo os profissionais que atuam na rede de atenção psicossocial, incluindo os setores de saúde, assistência social, segurança pública, justiça, promotoria, educação, além de estudantes da área. O objetivo é fomentar a discussão e a troca de experiências sobre a prevenção e combate ao uso de drogas, além de promover a conscientização sobre o tema. Confira a programação abaixo:

No período da manhã com duas palestras:

1. Plano Nacional de Política sobre Drogas: sua aplicabilidade – Abordará os principais pontos do plano nacional e sua implementação nas diferentes esferas governamentais.
  2. A atuação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) ao usuário em dependência química – Discutirá as estratégias e ações da Raps no apoio e tratamento de usuários de substâncias químicas.

No período da tarde com Mini-cursos:

1. Estratégias de prevenção ao uso e identificação precoce do usuário de álcool e outras drogas na Atenção Básica – Voltado para profissionais da Atenção Básica, este mini-curso oferecerá ferramentas para a identificação precoce e prevenção ao uso de drogas.
  2. Novas abordagens terapêuticas na dependência química para profissionais atuantes em Caps – Apresentará novas técnicas e abordagens terapêuticas para o tratamento de dependência química nos Centros de Atenção Psicossocial.
  3. Estratégias de prevenção e abordagem dos usuários nos demais pontos da Raps – Focará em como os diversos pontos da Raps podem atuar de forma integrada na prevenção e abordagem de usuários.

As inscrições para o seminário devem ser realizadas pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1yLbZlTCxI9Fetv_AChqH-Q9Kp-JKAa7G27kmJUrWbwn43g/viewform?usp=sf_link.