Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba inicia Projeto Maker e Iniciação Profissional para alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Joaçaba, através da sua Secretaria de Educação, iniciou o Projeto Maker, ampliando a parceria com as Instituições SESI e SENAI, para disponibilizar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, atividades no contraturno escolar, a exemplo do que já é ofertado na Escola Mercedes. Serão contemplados 250 alunos do 5º;  e 50 alunos do 8º e 9º anos na Iniciação Profissional.

Os alunos do 5° ano terão semanalmente encontros para as atividades da Educação Maker, que na prática significa aprender fazendo. O intuito é desenvolver as habilidades cognitivas, comportamento humano, através do uso de ferramentas, que de forma inovadora, contribuirão para o melhor desempenho escolar, o interesse pelo aprendizado, além de ofertar uma oportunidade de ocupação no contraturno, que vem ao encontro das demandas sociais, dentro do contexto escolar.

Para os alunos do Rotary e Nuperajo, o trabalho é na escola. Para os alunos do CERT e CEFREI, estes usufruem dos espaços do SESI, mediante transporte escolar.

“Além da Educação Maker ofertada pelo SESI, ampliamos a parceria com o SENAI, no desenvolvimento de dois Itinerários Formativos, através da Iniciação Profissional, para os 8° e 9º ano. A ideia é preparar os adolescentes para o mercado de trabalho, com atividades voltadas ao empreendedorismo (na Unidade de Joaçaba) e automação (na Unidade de Luzerna, que dispõe dos laboratórios para as aulas práticas). O apoio dos familiares, é fundamental para a adesão e manutenção dos projetos, ofertados pelo município”, falou a Secretaria de Educação, Rosane Kunen.