Secretaria de Saúde realiza ação de Vacinação contra a Poliomielite nas escolas

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, em parceria com as redes de ensino, intensificou a campanha de vacinação contra a poliomielite ao disponibilizar profissionais da saúde nas dependências das escolas. A ação teve como objetivo imunizar as crianças contra essa doença grave e garantir que todas tenham acesso à proteção necessária.

A vacinação ocorreu em diversas instituições de ensino, incluindo escolas particulares, além dos centros de educação infantil e escolas da Rede Municipal de Ensino. Durante a campanha, a presença da Zé Gotinha trouxe alegria e descontração para os pequenos, tornando o momento da vacinação mais leve e divertido.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia permanente e, em casos graves, levar à morte. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e tem sido fundamental na erradicação da doença em muitos países. A vacinação sistemática das crianças ajuda a manter a comunidade protegida e evita o ressurgimento do vírus.

A vacina contra a poliomielite é segura e é aplicada de forma gratuita em postos de saúde e, nesta semana, diretamente nas escolas, facilitando o acesso das crianças à imunização.

A Enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Bárbara Brollo Piculi de Carvalho, agradece em nome da Secretaria de Saúde de Joaçaba a parceria e o apoio das escolas que abriram suas portas para essa importante ação de saúde pública. “A colaboração das instituições de ensino foi crucial para a realização da campanha, permitindo que um maior número de crianças fosse vacinado”, falou Bárbara.