Professora da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba possui acervo com 700 livros e realiza exposição

A professora da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba, Katia Lamb Vier, possui um acervo particular com 700 livros e vem fazendo a diferença nas escolas por meio do incentivo à leitura através de uma exposição literária com a coleção de livros infantis.

De acordo com Kátia, que é professora de educação infantil no Centro de Educação Infantil Rosa Branco, a paixão pela leitura começou ainda na infância. “Desde criança gosto de ler, incentivada por minha mãe eu possuía uma coleção de gibis e, conforme cresci, meus gostos literários foram mudando, hoje minha predileção são livros de romance, policiais e infantis.  Além de ler, gosto de colecionar os livros e minha coleção possui em torno de 700 títulos, destes, aproximadamente 300 são do gênero infantil”, falou Katia.

A exposição literária dos livros da professora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta para visitações. “Minha vontade é incentivar a leitura e dividir minha paixão com as pessoas, pensando nisso decidi realizar na escola uma exposição literária da minha coleção de livros infantis. À princípio a ideia era expor apenas para os alunos do CEI, mas diante da repercussão e do sucesso a exposição agora entrou para o calendário escolar anual e estará aberta a visitações de diferentes escolas. Nesta primeira exposição recebemos a visita do 5º ano da escola Cefrei, fiquei encantada com o interesse deles na contação de histórias e depois no prazer que eles desfrutaram manuseando meus livros e discutindo as leituras, foi gratificante e emocionante”, falou a professora.

Para a Secretária de Educação, Rosane Kunen, o município possui muitos profissionais competentes e diferenciados. “A Educação possui muitos professores que fazem a diferença, um exemplo é a professora Kátia, que gosta muito de ler e utiliza a leitura como uma ferramenta pedagógica. O estímulo à leitura melhora a concentração, criatividade, memória, as emoções, linguagem oral e futuramente a escrita, além dos benefícios para a saúde do leitor” falou Rosane.