Prefeitura de Joaçaba Alerta Produtores Rurais sobre Emissão Gratuita do CCIR 2024

A Prefeitura de Joaçaba anunciou nesta sexta-feira que os produtores rurais já podem emitir gratuitamente o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024. O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e deve ser emitido até o dia 17 de julho. Este certificado é fundamental para a regularização dos imóveis rurais e a versão de 2024 substituirá o documento emitido em 2023.

Para que o novo CCIR seja válido, é necessário o pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais de anos anteriores. A taxa pode ser quitada via pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Caso existam pendências ou impedimentos cadastrais no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), a emissão do certificado não será permitida.

Para obter o CCIR 2024, os produtores rurais devem seguir os seguintes passos:

1. Acessar o portal do Incra: Disponível em www.incra.gov.br.
  2. Preencher os dados necessários: Insira as informações requeridas no formulário.
  3. Avançar para a emissão: Se o imóvel estiver regular, será gerado um arquivo PDF do certificado, que pode ser baixado através da opção “Baixar CCIR”.
  4. Pagamento de débitos: Em caso de dívidas pendentes, é necessário efetuar o pagamento antes. O certificado será liberado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento.
  5. Resolução de impedimentos: Se o imóvel tiver outros tipos de impedimento, o produtor deve comparecer ao posto do Incra mais próximo para regularização.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, os produtores rurais podem entrar em contato com o setor de agricultura da Prefeitura de Joaçaba pelo telefone (49) 3527 8863.

A emissão do CCIR é crucial para a manutenção da regularidade dos imóveis rurais e o desenvolvimento sustentável da agricultura na região. A Prefeitura de Joaçaba ressalta a importância de os produtores não deixarem para a última hora a emissão do documento.