Secretaria de Educação de Joaçaba desenvolve Projeto sobre Correspondências Interescolares

Iniciou no mês de abril a primeira etapa do “Projeto Didáticopedagógico Anual: Correspondências Interescolares”, que foi inspirado na pedagogia de Celéstin Freinet, que foi um pedagogo francês que viveu entre 1896 a 1966 e suas proposições pedagógicas preocupavam-se com a formação social de seus alunos, por isso os métodos de ensino que ele criou tinham como base o envolvimento da escola e dos alunos com a comunidade local.

Para realizar o projeto, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação convidou todas as Unidades Escolares a desenvolverem subprojetos anuais aproximando-se desta temática, como o objetivo desenvolver atividades escolares que proporcionem aos estudantes a ampliação do conhecimento, fortalecimento das habilidades sociais de comunicação e incentivo a interação entre os estudantes das Unidades Escolares municipais.

De acordo com a Secretária de Educação, Rosane Kunen, o resultado foi muito positivo. “Cada Unidade Escolar desenvolveu um subprojeto que atendesse o método da Correspondência Interescolar e, além disso, escolheu ao menos mais um dos outros métodos para desenvolver internamente. As Unidades Escolares e professor adequaram o formato da correspondência conforme a necessidade da faixa etária da turma. A Secretaria de Educação responsabilizou-se pelo recolhimento e distribuição das correspondências seguindo o cronograma anexo ao projeto e o resultado foi muito positivo”, falou Rosane.