Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba e JCI promovem estudos sobre Educação Financeira
No mês de novembro, as coordenações pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba, Centro Educacional Frei Bruno (Cefrei) e Escola Municipal Rotary Fritz Lucht organizaram os horários para que os professores de Matemática dessas unidades escolares pudessem acompanhar a turma do 8º ano do Cefrei e as turmas dos 7º anos do Rotary na aplicação do projeto da JCI (Junior Chamber International), “R.I.C.O – Responsabilidade em Investir com Conhecimento em Oportunidades”, que tem como objetivo ensinar educação financeira básica aos adolescentes envolvidos no projeto, desenvolvendo e propiciando independência financeira aos seus jogadores.
O projeto é aplicado por meio de um jogo, que consiste em um tabuleiro composto por cartas que trazem experiências de vida que instigam os jovens a poupar e a investir para futuramente alcançarem seu objetivo de vida, além disso o tema é trabalhado através de vídeos que explicam como a independência financeira pode ser alcançada.
De acordo com o Secretário de Educação de Joaçaba, Severino De Déa, 56 alunos participaram do projeto. “Esta é a primeira vez que este projeto é aplicado na Rede Municipal de Ensino de Joaçaba e ele vem ao encontro do atendimento a questões de currículo, visto que o ensino dos conhecimentos que envolvem a Educação Financeira está posto na Base Comum Curricular. Além disso, também oportunizou aos 56 alunos que participaram a aprendizagem lúdica e ao mesmo tempo a prática sobre Educação Financeira, o que tornou o processo eficaz. Agradecemos a JCI pelo desenvolvimento do projeto, a empresa Nippur Finance pelo apoio e aos coordenadores pedagógicos e professores pela organização e trabalho para viabilização do projeto. No ano que vem queremos oportunizar outros alunos a participar do projeto”, falou Severino.