Prefeitura e CDL esclarecem sobre a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19 na Abertura do Natal em Joaçaba

A prefeitura de Joaçaba, por meio do prefeito em exercício José Otávio Caliari Filho (Tuti), em parceria com a CDL, esclarece a população que o município segue as normas de prevenção ao covid-19 estabelecidas pelo Governo do Estado e não pode se sobrepor às mesmas.

Entre as normas, o Governo determinou no Decreto Nº 1.556, de 8 de Novembro de 2021, que é necessário que o público a partir de 18 anos apresente em eventos comprovante de vacinação completa (duas doses ou dose única de vacina contra a Covid-19) ou laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 (setenta e duas) horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 (quarenta e oito) horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado. Já para o público com 12 (doze) a 17 (dezessete) anos de idade, comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 (setenta e duas) horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 (quarenta e oito) horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado” e para pessoas com menos de 12 (doze) anos de idade não será exigido comprovante de vacinação ou testagem, desde que estejam acompanhados de pais ou responsáveis e permaneçam em espaços sem aglomeração, mantendo distanciamento e cumprindo as regras de uso de máscaras, com exceção dos casos previstos em lei.

Desta forma, salienta que na Abertura do Natal Encantado, que acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 19h30, será obrigatório a apresentação destes documentos na área cercada próximo ao palco. “O município de Joaçaba segue as normas do Plano de contingência do Estado, por isso, ressaltamos a população que todas essas regras, em especial a apresentação do comprovante que tomou a vacina ou exame negativo, em eventos é obrigatório em todo o estado e o município não tem o poder de sobrepor a elas. Sabemos que o Natal é um evento aberto, mas é necessário cumprirmos essa regra na parte em que estará fechada com grade. Pedimos a compreensão da população e convidamos para prestigiar o nosso Natal Encantado. Este é um momento que estamos retomando com a programação normal de antes da pandemia, mas é necessário termos cautela e seguirmos os protocolos exigidos para que em breve possamos ter uma vida normal”, explicou Tuti.

É importante ressaltar que na parte que não é fechada, não será necessário a apresentação destes documentos.