Escolas Municipais de Joaçaba realizam atividades alusivas ao Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, as escolas municipais de Joaçaba desenvolveram atividades alusivas ao Setembro Amarelo, que é o mês dedicado a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A iniciativa partiu de um projeto proposto pela Comissão Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação e a partir dele, cada escola elaborou suas atividades.

No Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (NUPERAJO) foram trabalhados desenhos com tinta com o tema “Como estou me sentindo hoje?”, leituras e atividades sobre o livro “O Monstro das cores”. Também foram realizadas pesquisas, conversas e a elaboração de painéis que foram expostos pela Unidade Escolar.

No Centro Educacional Frei Bruno (CEFREI) foram desenvolvidas ações de prevenção, levando em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade. Foram realizados trabalhos pedagógicos internos e os alunos também saíram pelas ruas da cidade entregando flores às pessoas e conversando em sinal de apoio.

Na Escola Municipal Rotary Fritz Lucht foram desenvolvidas diversas atividades abordando o tema Setembro Amarelo com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da empatia e de um olhar carinhoso por quem sofre muitas vezes em silêncio, mas que dão sinais que necessitam de ajuda.

No Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT), em uma das atividades propostas, cada criança recebeu um papel de cor amarelo para escrever sobre qualquer assunto que lhes provocasse tristeza ou descrever situações que precisassem de auxílio para resolver. As cartas foram depositadas em caixas e a leitura foi feita pelo pessoal da coordenação pedagógica.

Na Escola Municipal Mercedes Luiza Nascimento, o trabalho proposto foi o de incentivar que os alunos se colocassem no lugar de muitos jovens que precisam de ajuda sobre sua saúde mental, assim elaboraram frases de auto ajuda para expor na escola. Foi disponibilizada uma caixinha para que os alunos pudessem fazer relatos que foram lidos e respondidos por outros alunos no sentido de dar conselhos. Com isso, o objetivo era fortalecer a empatia.

Na Escola Nossa Senhora de Lourdes, os alunos também combateram os “seus monstros” realizando uma divertida atividade com os monstrinhos que representam nossos sentimentos, baseados no livro “O Monstro das Cores” de Anna Llenas.