Joaçaba inicia aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid em idosos de 70 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão
A secretaria de Saúde de Joaçaba informa que, conforme Nota Técnica do Governo do Estado, iniciará a vacinação da dose de reforço (com a PFIZER) em idosos de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos 6 meses e também em pessoas com alto grau de imunosupressão que encerraram seus esquemas vacinais há pelo menos 28 dias.
Os idosos vacinados com 2ª dose até dia 18/03 deverão ligar na Secretaria de Saúde, no telefone 3521 – 1555, para agendamento da aplicação da dose que acontece neste sábado (18), na sala de vacinas do ESF Central das 8h às 11:30h. É importante que agendem o quanto antes para a secretaria organizar e otimizar a utilização das doses.
Os pacientes acamados/domiciliados que se enquadram para receber essa dose de reforço, devem entrar em contato com o seu respectivo ESF para agendamento.
Os pacientes com alto grau de imunossupressão podem procurar a dose de reforço no Parque Municipal Ivan Oreste Bonato a partir de segunda-feira (20), das 14 às 20h. Para receber o reforço é necessário que apresente um documento que comprove sua condição clínica , que podem ser: Cadastros já existentes nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição; Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID; Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa; Prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando.
São consideradas condições de alto grau de imunosupressão: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4; Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Qualquer dúvida ou informação, pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde, no 3521 – 1555.