Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba conquistam 10 medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Neste ano, 171 alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba participaram da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Centro Educacional Roberto Trompowsky -CERT, depois de 10 anos sem participar das provas da OBA, sob a orientação da professora Gabriela Geron, participou com 32 alunos, do 6º ao 9º ano, conquistando 4 medalhas, sendo 1 de ouro e 3 de prata.

Já a Escola de Ensino Fundamental Municipal Mercedes Luiza Nascimento participou com 139 alunos do 6º ao 9º ano, sob orientação de vários professores, pois foi um trabalho coletivo entre os professores da Escola e os instrutores do Espaço Maker SESI/SENAI, conquistando 6 medalhas, sendo 4 de prata, 1 de bronze e 1 de ouro.

A olimpíada, que abrangia 20 questões sobre astronomia e astronáutica, tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Este ano, devido à pandemia, a OBA foi realizada na forma presencial na escola, para os alunos que estavam em aula presencial, e de forma virtual, para os alunos que estavam em atividade remota nos dias da prova.

 

Os alunos medalhistas são:  

CERT:  

MEDALHA DE OURO:

Maria Eduarda Marcondes Teixeira /7º ano  

MEDALHA DE PRATA:

Ana Carolina Lottermann /9º ano

Guilherme Dri Pasin /8º ano

João Vitor Lebkuchen /8º ano  

MERCEDES:  

MEDALHA DE OURO:

Matheus Gabriel Pires da Silva / 8º ano  

MEDALHA DE PRATA:

Christian Felipe Bordignon / 7º ano

Gustavo Estevao de Pelegrin / 7º ano

Larissa Matos da Silva / 7º ano

Maria Luiza Zilio / 8º ano    

MEDALHA DE BRONZE:

Camilly Victoria dos Santos Lovatel / 6º ano