Secretaria de Educação de Joaçaba promove Projeto de Avaliação e Promoção da Saúde Escolar

Com a mobilidade restrita ao lar, as aulas interrompidas por determinado momento, restrições nas atividades de lazer e de grupo, maior exposição às telas e modificações na alimentação, o estado nutricional das crianças foram e ainda estão sendo transformados durante a pandemia, além da possível situação de insegurança das famílias em relação à aquisição dos alimentos.

Diante disso, a Secretaria de Educação de Joaçaba, em parceria com a Unoesc, está promovendo nas escolas do município o Projeto de Avaliação e Promoção da Saúde Escolar no Contexto da Pandemia. O projeto está sendo realizado por professores e estudantes de graduação da Unoesc dos cursos da área da saúde e em especial o Mestrado em Biociências, profissional de Educação Física e nutricionista da Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto é avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no estado nutricional, comportamento sedentário e condições de saúde bucal de crianças e adolescentes das escolas municipais de Joaçaba. “Na primeira etapa, de coleta de dados, os pais foram informados e convidados a participar da pesquisa, respondendo a um questionário sobre hábitos de alimentação e saúde da criança e da família e nesta semana foi iniciada a coleta de dados das crianças, incluindo peso, altura, circunferência da cintura e avaliação da saúde bucal. O Projeto também irá propor intervenções específicas de acordo com o levantamento realizado por meio de atividades de extensão a fim de criar atitudes positivas nas crianças frente aos alimentos, estimular a aceitação de novos hábitos alimentares, promover a compreensão da relação entre a alimentação, atividade física e a saúde, reconhecer a importância do cuidado e higiene bucal e motivar a curiosidade e o interesse das crianças pelas escolhas saudáveis”, explicou a Secretária de Educação, Tânia Durigon.