Prefeitura de Joaçaba participa de Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que visa desenvolvimento regional

Encerrou na última semana, a VI Conferência Estadual de Ciência Tecnologia. Ao todo foram 12 reuniões – duas em cada uma das seis mesorregiões de Santa Catarina e como resultado foram apresentados os dados com as percepções dos representantes de cada setor sobre a CTI de sua região. A prefeitura de Joaçaba, que é mantenedora do Centro de Inovação – INOVALE, participou do evento, por meio do Secretário de Administração e Finanças, Michel Ávila.

A conferência foi realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Conta com a colaboração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Rede Catarinense de Centros de Inovação. A metodologia foi idealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados finais foram apresentados pelo professor Roberto Pacheco, coordenador do PPGEGC em um encontro realizado no último dia 10 que pode ser assistido no YouTube (Link: https://www.youtube.com/watch?v=EEWBKC9hclA).

Para a obtenção dos resultados apresentados, foram designados grupos de trabalho, com representantes de instituições públicas e privadas dos municípios participantes que discutiram os seguintes temas: Institucionalização e inovação, infraestrutura e ciência, desenvolvimento regional e tecnologia, Mercado e Inovação, Educação e ciência e Ciência e tecnologia. A dinâmica ouviu as opiniões dos participantes, o que gerou um debate e com isso chegou-se ao consenso do que precisava ser elencado como pontos positivos e a melhorar em cada uma das temáticas.

Diego Silva da 2A3R Inteligência para negócios, que é residente do Centro de Inovação- Inovale, de Joaçaba, participou da conferência e destacou a importância do momento para aproximar realidades que hoje coexistem, sendo elas academia, empresas e governo. “As regiões Meio-Oeste e Oeste representam a terceira maior participação junto ao evento, totalizando 205 representantes. A 2A3R (www.2a3r.com.br) defende e trabalha a busca diária para melhoria contínua. Onde o exercício coletivo gera aprimoramentos muito mais significativos do que movimentos individuais, devemos ser exemplos das mudanças que buscamos enquanto sociedade. Agradecemos ao Inovale pela oportunidade de contribuir com a evolução de Santa Catarina de modo geral “, comentou.

Para o Presidente da Fundação CETEPI, entidade mantenedora do Centro de Inovação – Inovale, Professor Fábio Lazzarotti, os dados apresentados na Conferência servem de base para a avaliação das ações já realizadas e inspiram novos projetos visando o desenvolvimento regional. “Foi uma grande oportunidade para que todos os agentes de inovação e a sociedade como um todo pudessem trocar informações e conhecer a realidade do nosso Estado. Com isso podemos alimentar um processo de planejamento dentro de um ciclo que é constante e necessita de momentos para análise. Reconhecemos o importante trabalho da Fapesc, junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por ter articulado a realização da Conferência e agradecemos a todos que participaram contribuindo com suas opiniões e propostas. É disso que precisamos.” finalizou Fábio.

Fonte: Matéria em colaboração com ASCOM-ACIOC