Professores da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba realizarão Curso Básico de Primeiros Socorros em atendimento à Lei Lucas

Nesta terça-feira (18), a Secretária de Educação de Joaçaba, Tânia Durigon, juntamente com membros da equipe da secretaria, realizou uma reunião com Major André Luiz Grigulo, Comandante do 11° Batalhão de Bombeiros Militar e equipe, para tratar sobre o Curso Básico de Atendimento à Emergências (CBAE), que será oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para toda à comunidade, na modalidade online (EAD), a partir do dia 1º de junho e também para todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba.

A realização da capacitação pelos professores visa atender a Lei Lucas (9468/18), sancionada em 2018, que obriga as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O projeto de Lei foi proposto após o caso do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que em setembro de 2017 morreu após se engasgar com um lanche durante um passeio escolar em Campinas (SP).

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação estará orientando todos os professores sobre a inscrição e realização do curso.

Saiba mais sobre o curso:

O CBAE tem por objetivo divulgar informações básicas para atendimentos a ocorrências de baixa complexidade, tanto no que se refere aos primeiros socorros, quanto à prevenção e combate aos princípios de incêndios, visando a segurança individual e coletiva.

O curso era realizado em formato presencial, sendo ofertado à comunidade em geral que atendesse os requisitos mínimos exigidos, porém, em março de 2020, foram interrompidos em decorrência da pandemia de COVID-19 que assolou toda a população mundial.

O novo modelo do curso, através de plataforma virtual de aprendizagem, além de preservar a saúde de todos neste momento crítico, oportuniza aos alunos que possam aprender em qualquer hora ou lugar, bem como no seu ritmo, aumentando os conhecimentos preventivos da população.

O curso é totalmente gratuito e poderá ser acessado a partir de junho, pelo link: https://ensinovirtual.cbm.sc.gov.br.

Para participar é preciso que os interessados possuam mais de 16 anos de idade e preencham um cadastro que estará no link de acesso ao curso.