Praça da Catedral receberá ampla e moderna revitalização e se tornará novo Cartão Postal de Joaçaba
Aconteceu nesta quinta-feira (18), a assinatura da Ordem de Serviço para a execução da revitalização da Praça da Catedral. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Dioclésio Ragnini, o vice-prefeito José Otávio Calliari (Tuti), vereadores, secretários, os arquitetos autores do projeto, membros da comunidade e os representantes da empresa PGC Engenharia de Obras LTDA, que venceu a licitação e irá executar a obra.
A revitalização foi setorizada e irá contemplar as seguintes áreas: convivência, alimentação, pequenos eventos (palco) e uma área coberta, que também irá auxiliar na escola CERT. Além disso, prevê a troca de toda a pavimentação e também de um Gêiser (Fonte Interativa). O estudo do projeto foi executado pelo arquiteto da prefeitura, Jaison Strapassola, em conjunto com os arquitetos do Movimento Oficina Urbana, Jonas Antônio Molin e Marco Aurélio Bissani, com colaboração dos arquitetos Ismael Jose Savaris, Lara Franzoi Rodrigues dos Santos e Wilton Werner Zukowski e do desenhista Angelo Rosanelli Neto.
Para executar a obra, a prefeitura irá investir R$ 2.534.806,40, provenientes de recursos próprios do Município. “Esse projeto começou a ser executado ainda em 2018 e teve muito estudo e discussão para que chegássemos até aqui. Além disso, também houve uma demora na licitação em razão de alguns recursos por parte das empresas que estavam participando do processo. Por isso, hoje está sendo um dia histórico e muito especial, pela grandiosidade e por todo embelezamento e qualidade de vida que essa obra irá trazer para o nosso Município. Não tenho dúvidas que a Praça da Catedral será um novo cartão postal da nossa querida Joaçaba. Agradeço a todos os arquitetos e profissionais do Movimento Oficina Urbana que desenvolveram o estudo desse projeto gratuitamente, com certeza foi uma grande contribuição com o desenvolvimento do nosso Município”, falou o prefeito Dioclésio Ragnini.
Além da revitalização da Praça da Catedral, o projeto total dos arquitetos do Movimento Oficina Urbana também apresenta uma proposta de interligação da Praça da Catedral com a Praça Adolfo Konder (em frente à prefeitura), por meio de uma passarela e espaços públicos, o que trará fruição pública, mas não está contemplada nesta etapa.
O prazo de execução da obra é de até oito meses contados da data de recebimento da Ordem de Serviço.