Tiro de Guerra de Joaçaba realiza cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira e para celebrar a data, o Tiro de Guerra de Joaçaba realizou na manhã desta quinta-feira(19) uma cerimônia, que foi presidida pelo Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Sargento Marcelo Polazzo e contou com a presença do prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, do Comandante da 10º Região da Polícia Militar, Coronel Luiz Roberto Muller, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Valdeci Oliveira da Silva, autoridades, secretários municipais, servidores e empresários. Em função da pandemia do Cororavírus, a cerimônia foi reservada paras as autoridades que seriam condecoradas, não sendo convidada a comunidade e outras pessoas, para evitar aglomerações.
Durante a cerimônia, houve a cremação das bandeiras inservíveis, conforme preconizado em legislação específica. Também foi feita uma homenagem para pessoas que contribuíram de maneira significativa com o Exército e o Tiro de Guerra, sendo homenageados os empresários Alexandro Barcella e Nilton Caramori.
Além da homenagem, também foi realizada a entrega da medalha Mérito do Tiro de Guerra, que destina a premiar civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações para com a pátria, contribuindo para fortalecer a cidadania e o civismo, sendo condecorados com a medalha, o prefeito Dioclésio Ragnini, o Tenente Coronel Valdeci Oliveira da Silva, o chefe de gabinete Delcir Dotti, os secretários municipais Sandra Regina Pacheco Pinheiro, Valmor João Reisdorfer, Vilson Sartori e Gustavo Deon, os empresários Jorge Luiz Dresch, Ivan Zanardo e Pedro Bottin, os servidores Erlo Lutz (médico) e Marcelo Mantovani (engenheiro agrônomo) e o médico Julio Tanaka.
De acordo com Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Sargento Marcelo Polazzo, a bandeira é o símbolo máximo, e representa efetivamente a construção da identidade nacional brasileira. “A Bandeira afirma a independência de um povo, a soberania de uma nação, ao mesmo tempo em que alimenta sonhos e fertiliza esperanças, por isso a importância de uma cerimônia com esta. Aproveito para fazer um agradecimento especial a todos os funcionários da prefeitura de Joaçaba, pela dedicação e pela atenção dedicada ao Tiro de Guerra neste ano de instrução”, falou Polazzo.