Procon de Joaçaba fiscaliza Postos de Combustíveis do município
O Procon de Joaçaba solicitou ao Procon de Santa Catarina a presença de Fiscais estaduais para realizar uma ação de fiscalização e verificar a qualidade e quantidade abastecida nos Postos de Combustíveis do município, em razão de algumas reclamações de consumidores quanto a quantidade de combustível abastecida e desempenho de seu veículo.
Desta forma, nesta semana, juntamente com os fiscais do Procon Estadual, o Procon de Joaçaba fiscalizou 12 postos de município, sendo coletadas amostras de Etanol e Gasolina, que foram analisas no aparelho “FOTOMETRO” e todas estão de acordo com o permitido, não se constatando nenhuma adulteração.
Referente a quantidade, constatou-se algumas variações tanto a maior quanto a menor, sendo que a quantidade medida junto ao aferidor autorizado pelo INMETRO pode variar de 100 ML acima e 60 ML abaixo, mas em quatro “bicos” bombas de quatro postos na hora da coleta constatou-se que a bomba estava fora do permitido. Nestes postos, as bombas foram lacradas e os proprietários foram autuados para apresentar defesa no prazo de dez dias, mas no mesmo dia chamaram o mecânico, o qual regulou a bomba para a medida correta na frente do Fiscal do PROCON SC e as bombas foram liberadas.
Não foi verificado fraude, pois nos mesmos postos onde uma bomba marcava abaixo do permitido, outra marcava acima, e de acordo com os fiscais do PROCON SC, isso pode acontecer visto ser um equipamento mecânico/eletrônico que pode apresentar alguma desregulagem, porém tem que ser ajustado.
Também foram fiscalizados que os alvarás e todos estavam todos em ordem.