COMDEF de Joaçaba promove evento sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

A recém-formada Comissão Intersetorial PcD (Pessoa com Deficiência) e Mercado de Trabalho, subordinada ao COMDEF – Conselho Municipal de Direitos da PcD de Joaçaba, realizou nesta terça-feira (22), no auditório Jurídico da UNOESC o evento “Inclusão da PcD no Mercado de Trabalho”.

O evento contou com a presença de 77 pessoas, que representaram as empresas dos municípios de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna, entidades que trabalham com PcD e setor público como Secretarias de Assistência Social (CRAS e CREAS), Desenvolvimento Econômico e Inovação e Setor de Pessoal.

Neste dia, o Procurador do Trabalho, Dr. Anderson Luiz Correa da Silva abordou sobre a Convenção Internacional dos Direitos da PcD, Lei de Cotas e a Lei da Inclusão, orientando os participantes sobre o novo olhar na inclusão da PcD no mercado de trabalho. Também contribuíram para o evento as representantes do SINE, a assistente social Aline Pereira; do INSS, a assistente social Marisa Magali Wames e a psicóloga Viviane Silva e, da UNOESC, a fonoaudióloga Cândice Stumpf que apresentaram dados e informações importantes para a inclusão da PcD neste mercado.

A Comissão Intersetorial PcD (Pessoa com Deficiência) e Mercado de Trabalho, tem como um dos objetivos, discutir estratégias para a inclusão e permanência da PcD no mercado de trabalho. Outros eventos serão idealizados neste sentido, já sendo pensado um evento com famílias e entidades/organizações de PcD´s. Constam da formação da Comissão:  COMDEF, Ministério Público do Trabalho, MPT, Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaçaba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joaçaba, ACIOC, CDL, UNOESC, INSS – Agência Joaçaba, SINE, SENAI, FIESC, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e APAS.- Associação de Pais e Amigos dos Surdos.