Joaçaba lidera ranking estadual de gestão pública e é o segundo colocado no país entre as cidades de 20 a 50 mil habitantes

No mês de junho, o Conselho Federal de Administração divulgou os dados de índice de governabilidade dos municípios brasileiros. O Índice CFA de Governança Municipal – IGM consiste em uma métrica da governança pública a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Os levantamentos e análises são constatados a partir de dados secundários e considera diversas áreas como: saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, dentre outros.

A média do índice de Joaçaba foi de 8,72 pontos, sendo a melhor cidade de Santa Catarina, independentemente do número de habitantes ou PIB Per Capita. Já no que tange o país, Joaçaba ocupa a segunda posição, dos municípios com 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita acima de R$14.460,00.

Para o Prefeito Dioclésio Ragnini, é um reflexo do trabalho, mostrando que o município está no caminho certo e que trabalhar com transparência e responsabilidade é o segredo para que a cidade seja destaque no país. “Estamos trabalhando com muita seriedade e respeito com o dinheiro público. Visualizar estes dados e perceber que somos primeiro lugar em Santa Catarina em Gestão Municipal nos enche de orgulho. Também ocupamos posição de destaque entre todos os municípios brasileiros. O mais importante, que os levantamentos foram feitos pelo Conselho Federal de Administração, que é  um órgão de extrema confiança. Isso é fruto de muito trabalho da Administração Municipal e de todo o povo da nossa cidade, que é comprometido com o crescimento e com o desenvolvimento de Joaçaba”, finalizou Dioclésio.

Os dados são alcançados a partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS. Realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Os dados completos podem ser acessados no site www.igm.cfa.org.br.