Município de Joaçaba firma parceria com a Controladoria Geral da União e é destaque em SC

O Município de Joaçaba firmou parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), aderindo ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor). A parceria foi assinada nesta segunda-feira (20), pelo prefeito Dioclésio Ragnini, no Município de Florianópolis, que também aderiu ao programa e assinou o termo. Joaçaba e a Capital Catarinense são os pioneiros no estado a firmarem a parceria, colocando os dois municípios em destaque na gestão de processos disciplinares dentro da Administração Pública Municipal.

O Procor, busca aprimorar, fomentar, fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar, auxiliar os órgãos e as entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na execução de suas atividades correcionais. Recentemente, Joaçaba instituiu a ouvidoria no município, também em parceria com a Controladoria Geral da União, grande passo para a transparência de uma gestão participativa. Agora, com o Procor, vai trabalhar pela excelência no Serviço Público, utilizando-se de ferramentas inovadoras que visam coibir irregularidades, ilegalidades e corrupção.

Os municípios que aderirem ao programa receberão cursos e treinamentos sobre atividades correcionais, material técnico e orientativo e acesso a sistemas informatizados da Corregedoria Geral da União (CGU). Elas também farão parte da Rede de Corregedorias, que integrará informações e definirá estratégias conjuntas de atuação.

O programa tem como objetivos promover o aprimoramento na condução de procedimentos correcionais, a integração das atividades correcionais, o aperfeiçoamento da gestão de processos, o uso de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações correcionais, o intercâmbio de informações e de experiências entre corregedorias e fomentar a capacitação de agentes públicos nas atividades correcionais.

De acordo com o prefeito Dioclésio Ragnini, a parceria é uma grande conquista. “Este programa vai facilitar toda a atividade de gestão de processos disciplinares. O que queremos dizer é que este programa vai ajudar cobrarmos resultados efetivos dos servidores e agentes públicos, que precisam trabalhar pela população. Além disso será um importante aliado na luta contra a corrupção. Somos pioneiros, juntamente com Florianópolis nesta parceria, o que mostra que estamos no caminho certo”, finalizou Dioclésio.