Secretaria de Educação de Joaçaba realiza palestras nas escolas sobre Trabalho Infantil

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, através da Diretora de Ensino Fundamental, Juçara Edith Stefanes, ministrou palestras com a temática “Trabalho Infantil” para 217 alunos do 6º ano de cinco escolas municipais, sendo o CERT, NUPERAJO, CEFREI, Escola Municipal Nossa Sra. de Lourdes e Escola Municipal Rotary Fritz Lucht.

Nas palestras, foi apresentado dados registrados de casos de trabalho infantil em Santa Catarina e em municípios catarinenses. Também foi explicado sobre mitos e verdades do trabalho infantil, confeccionado um cata-vento, que é o símbolo da erradicação do trabalho infantil, falado sobre a data 12 de junho, que celebra o Dia Mundial de combate ao trabalho infantil, etc.

O objetivo da realização das palestras é chamar a atenção das crianças e da sociedade para o tema, já que é um problema tão frequente  no estado, tendo em vista que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012 colocam Santa Catarina no quarto lugar do ranking nacional da exploração do trabalho infantil, atrás apenas de Piauí, Rondônia e Acre , sendo que neste ano,  conforme dados do  SISC –Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Santa Catarina registrou 436 casos de trabalho infantil.

Outras atividades serão realizadas ainda este ano para falar sobre o assunto, como por exemplo a confecção de uma cartilha com ilustração de desenhos dos alunos que receberam essas palestras, entre outras ações que serão divulgadas.