Oficinas Estratégicas para Revisão do Plano Diretor são realizadas em Joaçaba

Na tarde desta quarta-feira (20), no auditório do CREA, aconteceram as oficinas estratégicas para a revisão do Plano Diretor de Joaçaba. O evento foi promovido pela prefeitura e o CIMCATARINA – Consórcio Intermunicipal Catarinense, que está executando a revisão do Plano Diretor.

O intuito do evento foi capacitar e coletar dados do Município para serem trabalhados durante as conferências públicas que ocorrerão nos próximos dias, mantendo a transparência no processo de revisão, bem como demonstrar a efetiva participação popular.

Os temas abordados contemplaram: Habitação; Regularização Fundiária; Uso e Ocupação do Solo; Mobilidade Urbana; Patrimônio Histórico, Cultural, Lazer e Turismo; Meio Ambiente; Saneamento Básico.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento urbano municipal, o qual detém como objetivo preservar os hábitos e culturas tradicionais de sua população integrados com o crescimento ordenado da cidade (expansão urbana) e as condicionantes ambientais característica da região, bem como o desenvolvimento sustentável e o bem estar social, por isso  a contribuição da população é fundamental em todas as fases do processo, de elaboração, implementação, monitoramento e fiscalização, pois será a base para a construção que norteará o desenvolvimento da cidade.

Os materiais que estão sendo elaborados no processo de revisão do Plano Diretor de Joaçaba podem ser acessados no link http://planejamentourbano.cimcatarina.sc.gov.br/default.aspx?municipio=joacaba. Mais informações também podem ser obtidas no telefone 3527 – 8860 ou nos e-mails pensarjoacaba@cimcatarina.sc.gov.br e planejamento@joacaba.sc.gov.br.