Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna se reúnem para definir Plano de Mobilidade Urbana

Na tarde desta quinta-feira (17), os membros da Comissão para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana se reuniram para analisar a proposta do CIMCATARINA – Consórcio Intermunicipal Catarinense para realização do estudo de Mobilidade Urbana que engloba os municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna.

Na oportunidade, foi deliberado quanto que cada Município irá investir na realização do Plano, ficando definido que nos próximos dias a Procuradoria de Joaçaba irá encaminhar para os prefeitos dos três municípios o Termo de Cooperação que autoriza a contratação do CIMCATARINA para realização do estudo, o qual deverá apontar as rotas acessíveis, todo o planejamento de mobilidade urbana, a acessibilidade, dentre outros fatores do trânsito.

A escolha por realizar o Plano de Mobilidade Urbana através do Consórcio deu-se por se tratar de uma entidade neutra, em que os três municípios fazem parte. O CIMCATARINA não necessita de licitação para realizar a contratação, porque é um consórcio público entre os municípios do estado, que costuma oferecer um valor nos serviços bem mais acessível que outras empresas.

Para o Coordenador de Planejamento de Joaçaba, João Sampaio, é impossível pensar em Mobilidade Urbana, sem ser conjuntamente com os três municípios. “A elaboração conjunta do projeto visa unificar as ações, tendo em vista que as cidades são próximas e o trânsito de uma, influência na outra, por isso que os municípios não podem pensar separadamente”, afirmou João.