Servidores da Prefeitura de Joaçaba dão exemplo de Moralidade em Processo de Licitação
Na tarde desta terça-feira (17), durante andamento de licitação relacionada a compra de alimentos para a Secretaria de Assistência Social, a Comissão de Licitações constatou uma possível fraude por parte de três participantes, já que, supostamente, eles estariam combinando preços através de mensagens pelo WhatsApp. Assim que os servidores identificaram a ação, suspenderam imediatamente a licitação e acionaram a polícia, que conduziu os representantes das empresas para a delegacia para prestar depoimento.
A medida tomada por parte da prefeitura serve para moralizar a modalidade de licitações, tendo em vista que cada vez é mais comum encontrar desrespeito com o dinheiro público, sendo que muitas empresas deixam de participar destas modalidades, por não confiarem na transparência do processo. Desde que a atual Administração assumiu, em 2017, já teve como principal iniciativa transmitir as licitações através da sua página no facebook, que teve por objetivo mostrar a população todos os trâmites do andamento de uma licitação, bem como evitar que possíveis fraudes pudessem acontecer. No momento a Administração está adquirindo novos equipamentos para dar mais qualidade nesta ação.
O Prefeito Dioclésio Ragnini, relata que a postura da comissão, composta por servidores é um exemplo para todos que trabalham no serviço público e não foi uma surpresa o posicionamento dos mesmos, já que esta é a filosofia que a atual Administração passa para todos que trabalham no Município. “Ficamos honrados em ter pessoas no nosso quadro que preservam a moralidade. Pouquíssimas vezes percebemos matéria com esse cunho na mídia, é necessário coragem e que o servidor seja realmente um representante do povo, um fiscalizador do dinheiro público, é isso que visualizamos. O Povo Joaçabense precisa se orgulhar desses servidores. E deixo um recado importante para as empresas privadas que tenham a ideia de usar as velhas estratégias de fraude, de que nossas portas estão fechadas e nenhuma é bem-vinda. Convidamos empresas sérias para serem parceiras, muitas já participam do processo e chamamos todos para confiarem num sistema transparente de gestão.” falou Dioclésio.