Secretaria de Saúde de Joaçaba assina Termo de Adesão ao Programa Trabalho Seguro do TRT 12

Aconteceu na última segunda-feira (26) a assinatura do Termo de Adesão da Secretaria de Saúde de Joaçaba ao Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região – TRT 12. Este programa tem por objetivo a conjugação de esforços entre os partícipes com vistas à implementação de programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho.

Com a assinatura do Termo de Adesão, Secretaria de Saúde e TRT  passam a somar esforços na implementação de políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente, da segurança e da saúde no trabalho, fortalecendo o diálogo social; na promoção de estudos e pesquisas sobre causas e consequências dos acidentes de trabalho no município, a fim de auxiliar na prevenção e na redução dos custos sociais, previdenciários, trabalhistas e econômicos decorrentes; no fomento de ações educativas e pedagógicas a fim de sensibilizar a sociedade civil e as instituições públicas e privadas sobre a necessidade de combate aos riscos no trabalho e de efetividade das normas e das convenções internacionais ratificadas pelo Brasil sobre segurança, saúde dos trabalhadores e meio ambiente de trabalho; na criação e alimentação de banco de dados comum, com informações necessárias ao alcance do objeto do Termo de Adesão.

O Termo foi assinado pelo Sr. Celso Brancher, Secretário de Saúde de Joaçaba, e pela Dra. Lisiane Vieira, Juíza do Trabalho, responsável por coordenar o Programa Trabalho Seguro na região meio-oeste. Acompanharam a assinatura o Diretor de Saúde Valmor Reisdorfer, a presidente do Conselho Mariana Zopeletto e os membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, que foi uma das principais articuladoras para a concretização desta parceria.

Matéria: Conselho Municipal de Saúde