Secretaria de Educação de Joaçaba realiza mapeamento da qualidade de ensino no município

Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, através do setor pedagógico, organizou a aplicação do diagnóstico inicial em português e matemática do 1º ao 9º ano, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos alunos e, a partir dos resultados obtidos elaborou o planejamento e as estratégias para melhorar os índices apresentados. Na Educação Infantil, também foi elaborado o diagnóstico com base nas diretrizes curriculares municipais, visando analisar o perfil das crianças e seu nível de desenvolvimento.

Durante este ano, também foram realizadas formações continuadas, encontros por turma com os professores para trabalhar as questões levantadas no diagnóstico.

No mês de novembro, foi aplicado novamente o mesmo instrumento de diagnóstico, onde a intenção foi verificar a evolução dos alunos da rede municipal. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve um desenvolvimento significativo, mas ainda há algumas questões que devem ser trabalhadas, principalmente referente à interpretação de textos e resolução de situações problemas.

Também foi disponibilizado o resultado da Prova ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) aplicada em 2016, o qual demonstra um avanço significativo pelo histórico deste instrumento, indicando mais uma vez que a qualidade de ensino tem sido o pilar para a condução do trabalho pedagógico.

Analisando o resultado, pode-se observar que os alunos do município ao final do ciclo de alfabetização (3º ano) avançaram na escrita, leitura e matemática. Este avanço reflete o trabalho realizado pelos professores, gestores e comunidade escolar, onde a ideia está focada na aprendizagem das crianças.

A análise dos resultados foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de fazer um mapeamento da situação real do ensino, podendo traçar as metas e estratégias para o ano de 2018.