Prefeitura e Conselho Municipal de Políticas Culturais criam projeto para criação de Lei do Sistema de Política Cultural

Na última semana, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores a Lei do Sistema Municipal de Política Cultural, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento municipal com pleno exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico nas mais diversas áreas, como arquitetura, arquivos, arte digital, artes visuais, artesanato, áudio visual, dança, literatura, música, museu, teatro, moda, patrimônio material, entre outras.

A iniciativa de criar essa Lei e democratizar os processos decisórios e fomento aos bens e serviços ligados a cultura foi do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Administração Municipal, tendo em vista que a Lei dará um direcionamento para o desenvolvimento das ações culturais do município, estimulando a profissionalização e melhora da qualidade da prática artística local.

Agora, com a aprovação da Lei, o Sistema Municipal de Política Cultural buscará atuar de forma integrada e através destes, fazer o alinhamento das políticas culturais e o provimento dos meios para o desenvolvimento do município através da cultura. “Neste ano tivemos grandes conquistas para a cultura de Joaçaba. Além de realizarmos diversos eventos, tivemos a aprovação desta Lei que dará um direcionamento para o desenvolvimento das ações culturais do município e garantirá que seja aberto um edital de fomento a atividades culturais locais”, falou o Gerente Municipal de Cultura, Alexandre Santos.

Para o presidente do Conselho, Alvarito Baratieri, o ano de 2017 foi muito produtivo para cultura de Joaçaba.   “Esse ano foi muito produtivo para Conselho Municipal de Políticas Culturais, onde houve 20 reuniões com os integrantes e várias reuniões junto ao Poder Executivo e também com o Poder Legislativo. Queremos agradecer a todos os integrantes que participaram voluntariamente do Conselho, contribuindo para seu desempenho”, falou Alvarito.