Prefeitura de Joaçaba apresenta projeto de padronização das calçadas do município em seminário na Unoesc

A Prefeitura de Joaçaba, em parceria com a Unoesc, apresentou o projeto “Joaçaba para as pessoas”, que prevê a adequação de passeios públicos dentro de padrões de acessibilidade, de acordo com as normas técnicas da ABNT (NBR 9059/2015 e NBR 16537/2016). Na quarta-feira (08), a equipe de engenharia da Prefeitura apresentou os padrões técnicos que serão adotados neste novo modelo de calçadas para profissionais da área da engenharia, estudantes e professores, no Auditório da Saúde, no Campus 2 da Unoesc Joaçaba.

O modelo (case) de calçada que será adotado neste projeto, foi desenvolvido pelas professoras Angela Piovesan, Jhulis Carelli e Maiara Foiato, através de um projeto de extensão realizado pela Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) da Unoesc. As alunas do curso de Engenharia Civil Quésia Nagel De Marco e Kathlin Aline Lamb, estão desenvolvendo um projeto de iniciação científica que prevê a confecção de uma cartilha a respeito da acessibilidade, orientada pela professora Angela Piovesan, coordenadora do curso.

O engenheiro civil da Prefeitura, Ricardo Massignani, abordou o cenário atual em sua apresentação, e depois mostrou os detalhes do projeto em questão. “As nossas cidades foram urbanizadas pensando nos automóveis individuais, mas hoje se tem a compreensão de que uma mobilidade urbana sustentável precisa priorizar o pedestre, com calçadas adequadas, seguras e confortáveis para todas as pessoas, pois queremos a nossa Joaçaba para as pessoas”, explica Ricardo.

De acordo com a prefeitura, não há uma data para que as calçadas estejam adequadas, mas há uma série de intenções. O projeto “Joaçaba para as pessoas” comporta ainda a revisão do Plano Diretor do município, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e a revitalização do espaço urbano.

Matéria em parceria com a Assessoria de Imprensa da Unoesc