Fila de espera na saúde de Joaçaba diminui a cada a mês
A Secretaria Municipal de saúde de Joaçaba vem diminuindo a cada mês a fila de espera de consultas e exames que estavam aguardando por atendimento há meses. Até o início deste mês o Setor de Controle e Avaliação, o qual é responsável pelos agendamentos, contabilizou 4.589 atendimentos nos primeiros 8 meses, enquanto em 2016, foram executados 2.620. Atualmente a fila de espera da saúde está com apenas 895 pessoas aguardando atendimento, considerando ainda que neste período novas pessoas procuraram para fazer agendamentos.
Entre as especialidades e tipos de exames que tiveram regulação no fluxo está cardiologista, vascular, endocrino, ortopedista, oftalmo, proctologista, neurologista, otorrino, gastro, colonoscopia, densitometria, ecodoppler, eletroneuromiografia, endoscopia, ressonância, tomografia, USG, espirometria, e também eletroencefalograma e dermatologista, que inclusive a fila para essas duas especialidades já está zerada.
De acordo com o prefeito Dioclésio Ragnini, para viabilizar essa diminuição na fila de espera foram realizadas diversas ações através de recursos da saúde. “Quando assumimos a Administração Municipal um dos grandes problemas que encontramos foi a extensa fila de espera da saúde e desde então começamos a definir estratégias para atender essas pessoas que estavam há muito tempo aguardando por atendimento. Em menos de um ano de trabalho, já conseguimos diminuir bastante a fila, mas nosso objetivo é zerar esses números para que as pessoas que buscam por esses atendimentos consigam ser atendidas o mais rápido possível”, afirmou Dioclésio.