Delegações da Copa Brasil de Tênis de Mesa são recebidas com abertura solene e apresentações culturais em Joaçaba

Atletas de 14 unidades da federação que participam desde as categorias pré-mirim até os veteranos, e também os paraolímpicos acompanharam a solenidade de abertura que ocorreu na noite desta quinta-feira (17) – no Centro de Eventos da Unoesc – Campus I, e contou com a presença de autoridades locais e do esporte. E ainda puderam acompanhar a apresentação da fanfara da Escola Municipal Rotary Fritz Lucht e da companhia de dança Cia 1.

A Associação Pró Tênis de Mesa de Joaçaba fez questão de na entrada dos representantes dos clubes estar com os atletas participantes na competição. A solenidade deu destaque ainda as bandeiras do Brasil, Santa Catarina e do município de Joaçaba que asteadas, foram acompanhadas pelo hino nacional e da cidade.

De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e presidente da Federação Catarinense, Vilmar Schindler, a escolha da cidade de Joaçaba para a realização da competição se deu pela tradição do município na modalidade. “A cidade é conhecida pelos belos eventos e faz bem, a exemplo do seu slogan do centenário e do seu primoroso carnaval, Festival de Dança e também de outros eventos esportivos – em edições de JASC”, lembrou. Além disso a Associação Pró Tênis de Mesa vem se destacando no Brasil e também em competições internacionais. Com atletas convocados pela Seleção Brasileira a Associação figura entre as cinco melhores equipes do país”.

Conforme Luis Imanishi, presidente da Pró Tênis de Mesa de Joaçaba, trazer um evento como a Copa Brasil durante as festividades dos 100 anos do município é um grande orgulho para a modalidade. “Um evento deste porte, com atletas de nível nacional e também de seleção brasileira é uma amostra da força e a importância que a modalidade possui em nossa cidade”, destaca o presidente, enfatizando os trabalhos que a Associação vem realizando em suas bases, para que surjam novos atletas, para que atletas já revelados adquiram experiência e mais vontade de jogar. “Queremos manter essa estrutura para descobrir novos talentos e consequentemente ter novos representantes na equipe”.

A delegação joaçabense tem a participação de 35 atletas na competição e no primeiro dia já conquistou 12 medalhas na categoria Rating: duas de ouro, duas de prata e oito de bronze. A meta é integrar entre as três melhores no troféu eficiência geral.

O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini pontuou que a cidade possui vários clubes e tradição em formar atletas de alto nível que defendem ou que já defenderam a seleção brasileira. “Nada melhor do que comemorar o centenário de Joaçaba acompanhando os melhores atletas do país no tênis de mesa. Inclusive, muitos atletas da casa que vem conquistando reconhecimento no país e no mundo”, disse, salientando que estima de que todos se sintam acolhidos no município e declarou aberta a Copa Brasil e desejou boa sorte e bons jogos aos participantes.

Por fim, as autoridades receberam uma medalha comemorativa do evento, como forma de agradecimento.

Até o próximo domingo o Centro de Eventos da Unoesc abrigará os jogos simultâneos em 15 mesas, que iniciam às 8h e se estendem até o fim da tarde, com exceção no domingo que terminam ao meio dia. O campeonato teve um total de 447 inscritos, sendo 333 olímpicos e 114 paralímpicos, e vai abranger mesatenistas de todas as idades (desde o pré-mirim ao veterano 7), além das classes paralímpicas, que vão da 2 à 11.

A CBTM está fazendo a transmissão ao vivo de algumas partidas em sua página no Facebook, basta acessar: https://www.facebook.com/cbtenisdemesa

A programação das categorias segue agora o ranking, de acordo com a idade dos atletas o cronograma da sexta-feira (18) ocorre do pré-mirim à juventude. Já no sábado e domingo (dias 19 e 20): paraolímpico, adulto, sênior e veterano.

Fonte : Nativa Comunicação