Secretaria de Saúde de Joaçaba diminui mais de 50% a fila de espera de consultas e exames em sete meses
Um dos grandes problemas que ocorria na saúde do Município de Joaçaba era a extensa fila de espera para realizar consultas com especialistas e exames. No mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde se deparou com 2.844 consultas com especialistas e exames aguardando agendamento.
Para diminuir a fila e amenizar a situação, a Secretaria de Saúde realizou várias ações visando o atendimento dessas pessoas, que estavam a tempo aguardando agendamento. Uma das ações, foi o fechamento do Pronto Atendimento 24 horas, que onerava cerca de R$ 40 mil mensais. A estratégia de fechar o PA não prejudicou os atendimentos de urgência e emergência, já que o UPA e o Hospital Santa Terezinha – HUST têm atendimento 24 horas, diferente do PA que só atendia de segunda à sexta-feira. Com essa ação, a saúde conseguiu diminuir uma grande parte da fila de espera.
Em apenas sete meses, o Setor de Controle e Avaliação, o qual é responsável pelos agendamentos, conseguiu reduzir aproximadamente 53% a fila de espera de consultas e exames, considerando que neste período novas pessoas procuraram para fazer agendamentos.
De acordo com o Secretário de Saúde, Celso Brancher, a rapidez na execução das ações através de recursos da saúde foi fundamental para o sucesso nos números. “No mês de janeiro, o número de pessoas que estavam aguardando agendamento de exames e consultas era de 2.844 e agora, estamos com menos da metade, cerca de 1.349 pessoas na fila. A grande redução desses números deu-se a rapidez na execução das ações, através de um bom planejamento e definição de estratégias. Nosso objetivo é que até final do ano a fila de espera esteja zerada”, afirmou Celso.