Central de Óbitos de Joaçaba passa ser on-line
A partir desta terça-feira, dia 1º de agosto, estão encerradas as atividades na Central de Óbitos de Joaçaba, localizada na Rua Sete de Setembro, sendo que os trâmites burocráticos para liberação de funerais serão realizados pelas próprias funerárias do município através da Central de Óbitos On-line. O órgão, que era composto e mantido pelas quatro funerárias que atendem Joaçaba e fiscalizado pela Comissão Municipal de Serviços Funerários, funciona como um serviço de regulamentação das normas para o atendimento e prestação de serviços funerários.
Antes, com a Central de Óbitos, em caso de falecimento de uma pessoa, o responsável dirigia-se até a Central com a declaração de falecimento em mãos e posteriormente poderia optar por contratar umas das quatro funerárias, estando de plantão ou não. Agora com o encerramento das atividades, o familiar pode procurar diretamente a funerária que optou em fazer o serviço, a qual terá acesso a Central de Óbitos on-line e fará todos os trâmites burocráticos. Com relação ao telefone de plantão da Central de Óbitos, ele continuará ativo, estando disponível em todas as entidades relacionadas ao serviço, como hospitais, polícia, bombeiro, samu, entre outras.
A medida foi tomada para otimizar a logística dos processos e retirar o custo do local das funerárias e do município, tendo em vista que a Central de Óbitos era mantida pelas funerárias e também pela prefeitura, que tinha custos com o plantão médico.
De acordo com o Gerente do Cemitério Municipal, Miquéias Padilha, essa decisão foi tomada em conjunto com a Administração Municipal e as funerárias. “Essa decisão partiu do princípio de diminuir a logística dos processos, uma vez que as famílias, num momento difícil, tinham que ir em diversos locais até reunir toda documentação necessária. Agora com a Central de Óbitos On-line, além de diminuir custos, as pessoas terão um pouco mais de conforto na execução dos trâmites legais. Estamos desenvolvendo outras maneiras para agilizar ainda mais os processos”, Afirmou Miqueias.