1º Fórum Municipal de Políticas Culturais é realizado em Joaçaba
Na noite de segunda-feira (17), aconteceu na Casa de Cultura Rogério Sganzerla o 1º Fórum Municipal de Políticas Culturais de Joaçaba. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joaçaba – CMPC e pela Coordenadoria de Comunicação, Cultura e Eventos do Município. Estiveram presentes o vice-prefeito, Jucelino Ferraz, servidores da prefeitura, membros do CMPC, artistas, fazedores de cultura, promotores de cultura, artesãos, professores e a comunidade em geral.
No evento, foi feita a apresentação da equipe, dos trabalhos desenvolvidos e do planejamento para os próximos anos na Coordenadoria Municipal de Comunicação, Cultura e Eventos pelo Diretor de Cultura e Eventos, Alexandre Santos. A apresentação sobre o que é o Conselho, sua equipe e suas ações pelo presidente do CMPC, Alvarito Baratieri. A apresentação do Sistema de Cultura pela professora de artes da Casa da Cultura Rogério Sganzerla e membro do CMPC, Darlene de Vargas Reck. A explicação do que é Cultura e como acontecem os processos culturais e a produção cultural no município pela Técnica e Cultura do Sesc e membro do CMPC, Jaqueline Silveira. Após as explanações, foi aberto para o público realizar perguntas e debater sobre o assunto.
Para o Coordenador de Comunicação, Cultura e Eventos, Gustavo Deon, este é um divisor de águas na história da cultura do município. “A realização deste primeiro Fórum é motivo de comemoração para toda a classe artística e gestores de cultura de Joaçaba. Alinhar políticas públicas no cenário cultural, elaborar estratégias de maneira conjunta com quem realmente é especialista no tema é o primeiro passo para evoluirmos definitivamente o âmbito cultural do nosso município”, Falou Deon.
De acordo com o Diretor de Cultura e Eventos, Alexandre Santos, o evento é uma oportunidade de conhecer a realidade da cultura de Joaçaba. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do Fórum e com a intensa participação da classe artística. Este tipo de movimento é importante para que nós da Administração possamos conhecer quem são e quais os anseios dos artistas e fazedores de cultura. Somente assim conseguiremos ter atitudes assertivas que ajudem de fato a desenvolver as políticas culturais do município”, afirmou Alexandre.
O objetivo desse I Fórum foi fortalecer o sistema público e participativo de gestão, que garanta a cultura como um direito básico do cidadão. “Queremos que esse evento realmente marque o centenário de Joaçaba como um momento de uma nova maneira de planejar e promover a cultura do nosso município para os próximos anos”, falou Alvarito Baratieri, presidente do CMPC.