Docente ministra palestra sobre Plano Diretor em Joaçaba

Na última quinta-feira (25), o Docente do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, campus Chapecó, professor Rógis Juarez Bernardy, ministrou uma palestra sobre os elementos que fazem parte do Plano Diretor e apresentou recomendações para a reelaboração do Plano do Município.  Estiveram prestigiando o evento, o prefeito Dioclésio Ragnini, secretários municipais, vereadores e os membros da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Joaçaba.

Segundo o professor Rógis, é necessário ter muita atenção na revisão do Plano Diretor, já que ele é um mecanismo para indução de desenvolvimento urbano e municipal. “Na prática, o Plano Diretor é um documento que vai dar todo o suporte para a tomada de decisões dos gestores públicos em relação ao potencial construtivo, para onde a cidade vai crescer, a própria influência no desenvolvimento do comércio e serviços, as restrições urbanísticas que são definidas pela legislação ambiental, entre outros elementos. É muito importante essa iniciativa do Poder Executivo de Joaçaba em discutir o Plano Diretor com entidades do Município e com toda a sociedade, tendo em vista que dessa forma o processo de revisão atenderá as diretrizes do Estatuto das Cidades”, afirmou Rógis.

Para o Coordenador de Planejamento de Joaçaba, João Sampaio, o objetivo da palestra foi obter conhecimentos sobre os elementos técnicos necessários para integrar o Plano Diretor. “O Plano Diretor é uma lei que regulamenta o crescimento e desenvolvimento do Município, é por isso que os membros da Comissão de Revisão, com a participação da sociedade, devem ter conhecimento dos elementos técnicos mínimos necessários para integrar o Plano Diretor do Município. É fundamental a reflexão sobre a cidade e as questões que estão impactando e precisam ser mudadas”, disse Sampaio.

A Comissão de Revisão de Plano Diretor já está realizando as reuniões periódicas e recebendo as sugestões da sociedade que serão analisadas e se aprovadas, serão encaminhadas para as discussões com a comunidade nas audiências públicas.