Alunos das escolas municipais recebem palestras sobre Coleta Seletiva

A Secretaria de Educação de Joaçaba, em parceria com a Empresa TOS Ambiental, está realizando palestras sobre a importância da separação do lixo com alunos das escolas municipais.  Na última sexta-feira (24), os alunos da Escola NUPERAJO – Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba participaram de uma palestra com vídeos explicando como separar o lixo e os benefícios da Coleta Seletiva. As outras escolas municipais também participarão do projeto no decorrer do ano.

O projeto que dá ênfase na percepção ambiental no tema Resíduos Sólidos está atendendo crianças que estudam entre o 2º e 5º ano. São abordadas questões como coleta seletiva e orgânica, tratamento, disposição final, tipos de resíduos, reciclagem, separação adequada, benefícios da separação, coletores de resíduos, 5 Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar) e conscientização ambiental.

O programa tem como objetivos promover consciência ambiental nas crianças referente à problemática que envolve os resíduos sólidos, executar atividades educativas com grupos de alunos, educadores, estimulando-os a tornarem-se agentes multiplicadores do conhecimento na área de Educação Ambiental no que tange os resíduos sólidos, manter a comunidade local, através da escola, informados sobre as questões ambientais que envolvem os resíduos sólidos, quanto ao acondicionamento, coleta, disposição e tratamento final, programar ações de educação ambiental, que contribuam para o exercício da cidadania, tendo em vista a diminuição da geração de resíduos sólidos, fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável.

Segundo a Engenheira Agrônoma e responsável pelo projeto de Educação Ambiental, Silvia Conte, o processo de reciclagem começa em casa, nas escolas e nos locais de trabalho. “Devemos apenas separar os resíduos em orgânicos e reciclados. É importante que essa separação seja adequada, pois os resíduos quando misturados não podem ser reciclados. Cuidar com os dias e horários da coleta, evitando que o lixo fique exposto por períodos muito longos também podem contribuir”, Explicou Silvia.

Para a Secretária de Educação, Marilena Detoni, a escola é uma referência para as comunidades e também uma ferramenta de multiplicação das informações. “Trabalhar a Educação Ambiental nas escolas é uma maneira de construir novos valores e novas relações sociais e consequentemente melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ensinar como separar o lixo adequadamente é uma forma de promover o respeito pelo futuro das novas gerações”, disse Marilena.