Joaçaba realiza trabalho de combate e prevenção à Dengue

A Dengue é uma doença típica de áreas tropicais e subtropicais, causada por vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, geralmente de caráter epidêmico, ou seja, que atinge um número muito grande de pessoas em um determinado momento. É uma doença grave, porque pode evoluir para a dengue hemorrágica, caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde determina que todos os municípios tenham um setor ou alguém responsável no combate dessa epidemia, mesmo que não tenha foco da doença no município.  Em Joaçaba, a prefeitura tem um Setor de Combate à Dengue, que conta com quatro profissionais que percorrem todos os bairros da cidade e atuam semanalmente em imóveis e pontos estratégicos, monitorando e prevenindo focos do mosquito Aedes aegypti.

Para fazer o monitoramento dos focos, são implantadas armadilhas feitas com pneus de motocicletas cortadas ao meio. As armadilhas são instaladas em todos os bairros do município e monitoradas semanalmente. A cada quinze dias também são inspecionados pontos estratégicos, como por exemplo, borracharias, ferros-velhos, cemitérios, dentre outros.

Além do trabalho de monitoramento, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, através do Setor de Combate à Dengue e Epidemias, promove ações de conscientização para a população sobre prevenção da dengue. Quando existe casos de denúncia, o setor também faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos.

O Setor de Combate à Dengue e Epidemias atende das 7h às 17h e está localizado junto a Secretaria de Saúde de Joaçaba, na Avenida XV de novembro.

Como prevenir a Dengue 

  • Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo; 
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
  • Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
  • Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva.
  • Tampar os ralos pouco usados com um plástico,
  • Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.