Apresentada primeira etapa do Estudo Socioambiental de Joaçaba

Na tarde da última sexta-feira (3), aconteceu na prefeitura de Joaçaba uma reunião para apresentação da primeira etapa do Estudo Socioambiental do município.  Estiveram presentes, o prefeito de Joçaba, Dioclésio Ragnini, a equipe da Administração Municipal, os membros do comitê executivo, os membros do comitê consultivo, a Promotoria de Justiça Estadual e os engenheiros da empresa Alto Uruguai, responsável pela elaboração do estudo.

Os engenheiros ambientais da empresa Alto Uruguai, Maycon Pedott e Marcos Borsatti, apresentaram a primeira etapa do Diagnóstico Socioambiental do Perímetro Urbano e Distritos Nova Petrópolis e Santa Helena. Através de mapas, exibiram definições e informações que foram coletadas a campo, sobre reconhecimento das nascentes, sondagens de solo, levantamento de meio biótico, dentre outras.

Segundo a promotora de justiça, Márcia Bittencourt, o objetivo do estudo é determinar a área urbana consolidada do município. “O objetivo é definir quais são as Áreas de Preservação Permanente – APPs, avaliar o critério ambiental e os riscos e definir um diagnóstico”, explicou Dra. Márcia.

Para o prefeito Dioclésio Ragnini, o estudo socioambiental é um estudo complexo e essencial para o desenvolvimento socioambiental e econômico do município. “O estudo socioambiental é uma ferramenta muito importante para as devidas regularizações. Nosso objetivo é trabalhar dentro da lei e com esse estudo ficará claro quais são as áreas que precisam ser preservadas e que necessitam de mais cuidado para ocupação.

Ainda restam seis etapas para a conclusão do Diagnóstico Socioambiental de Joaçaba. O prazo de conclusão é 18 meses, mas, a empresa Alto Uruguai pretende concluir em no máximo 12 meses.