Secretaria de Saúde de Joaçaba incentiva a imunização contra a febre amarela

O incentivo à imunização contra a febre amarela também está sendo reforçado pela Secretaria de Saúde de Joaçaba em razão das notificações e mortes suspeitas de febre amarela no Estado de Minas Gerais. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina não registra casos de febre amarela em humanos desde 1966, mas, a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela.

A vacina é gratuita e em Joaçaba ela está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde dos bairros Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lurdes e Centro.

O esquema de vacinação da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. Idosos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente por médicos antes de serem vacinados. Em caso de dúvida, é importante procurar os postos de saúde com a carteirinha de vacinação.

Os postos de saúde em Joaçaba funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. 

Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres. Os sintomas iniciais são febre alta, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal olhos amarelados, semelhante à hepatite, manifestações hemorrágicas com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins.