Situação financeira de Joaçaba é bastante confortável, diz prefeito Rafael Laske às vésperas de encerrar o mandato

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Rafael Laske reuniu a imprensa para apresentar um diagnóstico das finanças do município e das obras em andamento que serão concluídas pela próxima administração. Há poucos dias de encerrar o mandato, Rafael aproveitou o último encontro com jornalistas como prefeito para demonstrar em números como entregará Joaçaba para o seu sucessor. Com base nos dados, disse que a condição é bastante confortável para que os compromissos assumidos com a comunidade durante a sua gestão sejam continuados.

O principal indicativo para o panorama favorável diz respeito a capacidade de endividamento do município. De acordo com o prefeito, Joaçaba encerrará 2016 utilizando apenas 34,5% do limite destinado à obtenção de financiamentos, o que representa R$ R$3.994.378,33.  O valor é importante, uma vez que a capacidade de tomar empréstimo pode viabilizar a execução de obras de infraestrutura, por exemplo. É o caso da pavimentação das ruas nos bairros Santa Tereza, Jardim Alvorada e Monte Belo, que estão em execução. Com recursos já garantidos por meio do BRDE, as obras deverão ser concluídas no próximo ano.

Ainda sobre finanças, o município encerra o ano com outro percentual que merece destaque: gastos com pessoal. Atualmente, a despesa com funcionários é de 43,07% do orçamento municipal, índice 10,93% abaixo do limite legal. Para o prefeito, esse patamar possibilitou a aplicação de mais recursos em saúde e educação, cujos repasses correspondem respectivamente a 15,56% e 31,71%. No caso da Educação, o valor é 6,71% acima do mínimo constitucional. “Isso demonstra o compromisso da minha gestão com essas áreas, que são as mais importantes”, avalia.

As contas da Secretaria da Saúde também estão em dia. Ao final de 2016 a pasta terá aproximadamente R$ 2,75 milhões em caixa. Além disso, aquisições recentes ficarão como investimentos. São eles: o terreno e projetos para a construção da nova sede do CAPS e o imóvel para o ESF do bairro Cruzeiro do Sul, que somados representam cerca de R$ 900.000,00.

OBRAS

No quadro de obras, o parque central foi evidenciado no balanço final. Com cerca de 80% pronta, a obra tem R$ 1,6 milhão previstos no orçamento de 2017 para sua conclusão. “Gostaríamos muito de ter concluído. Foi um projeto que iniciamos lá em 2009 e que vai trazer um benefício muito grande para as famílias. Tenho certeza que, a partir do momento que estiver aberto à população, terei o reconhecimento das pessoas, embora tenha sido criticado por causa da obra”, garante o prefeito Rafael.

Na lista de projetos em execução está também o ginásio do bairro Santa Tereza, 70% concluído. Os recursos para concluir a obra, cerca de R$ 1,74 milhão, estão garantidos por convênio Federal, bastando dar sequência aos trabalhos. A situação é bastante semelhante com as demais obras que serão concluídas pela administração que inicia em 2017 (confira quadro abaixo).

Na avaliação do prefeito Rafael, a ideia é fazer com que a cidade não pare, por isso logo após a eleição iniciou, ao lado do vice Marcos Weiss, um processo de transição aberta e transparente com a equipe do novo governo. “A transição tem se baseado no diálogo. Queremos mostrar a real situação da prefeitura. Hoje podemos dizer que a saúde financeira de Joaçaba é muito boa. Entregarei o cargo de uma forma bem diferente daquela que recebi.  A sensação é de dever cumprido”, finaliza.

SITUAÇÃO DE OBRAS E FINANÇAS

• PARQUE CENTRAL:  80% concluído. Valor investido até dezembro de 2016: R$ 4,300.000,00. Falta cerca de R$ 1,6 milhão para conclusão, com recursos previsto no orçamento de 2017;

• PAVIMENTAÇÃO DA RUA OLIVIA SCARPETA ZAGO: (lateral do Parque) valor R$ 245.850,00 garantidos com emenda parlamentar;

• GINÁSIO SANTA TEREZA: 70% concluído. Valor gasto até dezembro de 2016: R$ 1.678.000,00. Falta R$ 1,740.000,00 para conclusão, garantido por convênio federal;

• PAVIMENTAÇÃO RUAS:

Em execução pelo convênio BRDE – R$1.500.000,00 – Ruas  Minas Gerais (bairro Santa Tereza) Augusto Arbugeri (bairro Monte Belo), Rua Celso Ramos, Laurindo da Luz e Waldomiro de Marco (bairro Jardim Alvorada);

Em fase final de aprovação do projeto: Badesc R$ 1.500.000,00 – Ruas Sigmundo Wesoloski e Luiz Zampieri (bairro Santa Tereza), Parte da Rua Urbano Barcela (bairro Frei Bruno), Frederico Maier, Prolongamento Celso Braz de Carli (bairro Flor da Serra) e Etori Pedrini (bairro Nossa Senhora de Lourdes);

•   2ª ETAPA ILUMINAÇÃO ADOLFO ZIGUELLI: Ordem de serviço já assinada R$ 165.000,00

•   AEROPORTO: Aguardando licença ambiental para cumprimento de exigências do Banco do Brasil;

·   ESTUDO SOCIOAMBIENTAL: R$170.000,00 já investido. Previsão de conclusão: 06/2017;

•   PROJETO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (Lâmpadas de LED): R$ 2,9 milhões (licitação em andamento) Abertura dos envelopes 22/12/16. Recursos garantidos.

·  CENTRO DE INOVAÇÃO: Convênio Estadual. Valor total da obra: R$ 5.123.495,63. Valor já executado: R$ 2.279.029,83;

·  REDE ESGOTO FLOR DA SERRA SANTA TEREZA: 60% concluída. Investimento de R$3.200.000,00 até dezembro de 2016. Valor a ser liberado pela FUNASA: R$3.613.000,00;

·   CAPELA MORTUÁRIA NOVA PETRÓPOLIS: 100% Concluída. Investimento R$ 130.000,00;

·  SAÚDE: encerra o ano com R$ 2,7 milhões em caixa. Remédios para farmácia já licitados. Obras de duas unidades de saúde 100% concluídas:  ESF São Brás (Mobiliário em Processo de licitação) e UBS Monte Belo (falta apenas o mobiliário);

·  SOCIAL: nova sede do CREAS com projeto já inscrito no programa de recursos;

·   AGRICULTURA: R$165.000,00 disponíveis para aquisição de implementos agrícolas (emenda parlamentar);

·  EDUCAÇÃO: Obras Creche Clara Zumkoswski R$ 116.600,00 (emenda parlamentar). Pintura: Escola Rotary (em execução), Nossa Senhora de Lourdes e Nuperajo.