Colaboradores da Prefeitura de Joaçaba participam do Projeto Empresa Solidária

Divididos em pequenos grupos, os colaboradores da Prefeitura de Joaçaba chegam até o Hemosc do município para fazer sua doação de sangue. A ação faz parte do projeto Empresa Solidária, que tem por objetivo a busca de potenciais doadores em empresas e repartições públicas.

O Hemocentro Regional de Joaçaba faz parte da hemorrede pública estadual e foi criado no ano de 1994. Atende 46 municípios da região, totalizando uma população de, aproximadamente, 490 mil habitantes. “Pensando em possibilitar um aumento das doações e uma melhor integração entre a comunidade e o Hemosc, idealizamos este projeto que prioriza a participação de empresas do meio oeste catarinense no processo de conscientização e educação para doação de sangue”, explica o chefe da divisão técnica do Hemosc de Joaçaba, Maicon Bortoluz.

Para quem doa sangue pela primeira vez todos os procedimentos do Hemosc são novidade, mas ao término da doação a sensação é de dever cumprido. “Eu nunca tinha doado sangue, mas sempre tive vontade de colaborar. Só precisava de um empurrãozinho que foi dado com este projeto e posso afirmar que todo processo de doação é bem tranquilo”, conta Otavio Schueda, gerente de eventos da Prefeitura.

Doe sangue

Todo o procedimento de doação é feito com materiais descartáveis em um ambiente adequado. O volume de sangue coletado é de 450 ml, sendo reposto rapidamente pelo organismo. Para doar sangue é preciso:

• Idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 deve estar acompanhado pelo responsável);
  • Possuir no máximo 60 anos para a primeira doação;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Sentir-se bem e com saúde;
  • Estar bem alimentado;
  • Portar documento com foto recente.