Meu mundo, minha responsabilidade

Uma escola onde 80% dos 385 alunos matriculados estudam em período integral. Esta é a Escola Rotary Fritz Lucht, localizada no bairro Vila Pedrini. Através do projeto “Meu mundo, minha responsabilidade. Eu faço a diferença”, a escola conseguiu engajar pais, alunos e professores na busca pela educação de qualidade.             Até 1999 a Escola Rotary fazia parte do sistema estadual de ensino e desde então a escola está ligada a Secretaria Municipal de Educação.

Pelo grande número de alunos e ações, a escola muitas vezes é chamada de Família Rotary, onde cada um possui seus deveres e direitos. “Primeiro buscamos a parceria dos pais, professores e alunos e então fizemos o aluno assumir responsabilidades. Depois mostramos a eles que a escola não é só um prédio e assim fomos seguindo, com os alunos cuidando da escola como se fosse a casa deles”, explica a diretora da escola, Georgete Regina Sebastião.

Atualmente a escola dispõe de grêmio estudantil, aulas de xadrez, atletismo, futsal, judô, handebol, ciclismo e tênis de mesa. Além disso, os alunos têm à sua disposição uma horta escolar, aulas de literatura, educação ambiental, recreação e acompanhamento pedagógico. Outros projetos da escola são os jogos matemáticos, oficina de teatro, aulas de inglês, o Programa Viver Bem e a oficina Fazendo Arte.

Por meio da Banda de Percussão Mirim e da Corporação Musical Rotary, a escola já conquistou importantes prêmios, como o Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras – categoria banda de percussão infantil. Ainda, para manter professores e alunos bem informados, a Rádio Educa leva notícias e música para toda escola.

São parceiros das diversas atividades promovidas a Fiesc, Sesc, Unimed, Celesc, Rotary Club, Lions Club Cruzeiro, Casa da Amizade, Fundo Municipal de Esportes, Unoesc, APP e Secretaria Municipal de Educação. A escola atende alunos do pré-escola ao nono ano vindos de importantes bairros do município, como Anzolin, Vila Pedrini, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Vila Cordazzo, João Pires Ferreira e João Paulo II.

Estrutura

A Rotary possui uma estrutura antiga a qual já recebeu constantes reparos. Já foram realizados dois mutirões, nos quais colaboradores da prefeitura, pais, professores e membros da comunidade realizaram melhorias em toda área. “Eles não têm dinheiro pra colaborar, mas eles tem o trabalho. Então cada um fazendo um pouquinho já ajuda”, comenta Georgete.

Para melhorar a estrutura a escola aguarda a liberação de uma emenda parlamentar para a troca do telhado. A pintura de toda escola também já está sendo viabilizada pela Secretaria de Educação.