Serviço disponibilizado pelo CRAS de Joaçaba atende mais de 300 crianças

“Crianças que trocaram as ruas por estas atividades”. É assim que o secretário de assistência social, Mário Wolfart, define o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inaugurado em nova sede em março deste ano. Mais de 300 crianças são atendidas pelo Serviço que é vinculado ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

A nova sede do SCFV possui uma área de 352 m2 que abrange salas de informática, televisão, brinquedoteca, cozinha e refeitório, por exemplo. São atendidas crianças e jovens entre seis e dezesseis anos e suas respectivas famílias. “Na nossa equipe temos educadores físicos, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos disponíveis para trabalhar com as crianças e as famílias”, conta o secretário, Mário Wolfart.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). São ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas em contra turno escolar. O SCFV surgiu a partir do antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, mas com algumas mudanças.

O prefeito Rafael Laske, em visita ao Serviço, afirmou que o pulso firme do dr. Mário Wolfart ajudou muito na viabilização da obra. “Fico muito feliz em ver esta sede assim bem cuidada. Isso se deve ao empenho de uma equipe muito bem gerida pelo dr. Mário, que é a equipe da assistência social. Muitas crianças e famílias contam com este espaço como a garantia de um futuro melhor e para manter uma estrutura como esta a administração investe muito todos os meses”, argumentou o prefeito.

A sede que agora abriga o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos era um antigo espaço da Celesc e que foi comprado pela Secretaria de Assistência Social.