Prefeitura e Celesc realizam reunião técnica sobre Programa Eficiência Energética
Na tarde desta terça-feira (08), membros da Prefeitura de Joaçaba e Celesc realizaram uma reunião técnica sobre o Programa de Eficiência Energética. Este encontro antecede outras etapas, como medições e licitação, e a ideia é deixar claro como o projeto transcorrerá do início ao fim.
Através do Programa Eficiência Energética as lâmpadas de sódio, frequentemente utilizadas na iluminação pública, serão substituídas por lâmpadas de led. Para isso, o município receberá o investimento de aproximadamente R$2,8 milhões, subsidiados pela Eletrobrás.
Aproximadamente duas mil lâmpadas serão substituídas em todo perímetro urbano. As lâmpadas de vapor de sódio de 400 e 250 watts serão trocadas por led de 150 e 100 watts, respectivamente. “O projeto iniciou em outubro do ano passado e a partir do dia nove de maio ele tem um ano para ser executado. Mas acreditamos que a partir do resultado da licitação, em cinco meses já teremos todo trabalho desenvolvido”, explica Elói Hoffelder, que na ocasião da assinatura do convênio ocupava o cargo de gerente regional da Celesc.
A economia, após instalação do projeto, pode chegar até 50% ao mês. “Por mês a prefeitura investe em média R$80 mil em iluminação pública. Então teremos economia significativa nos cofres públicos que poderão ser investidos em outras prioridades”, comenta o prefeito Rafael Laske.
O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento de projetos de eficiência energética, atendendo a Resolução nº 556/2013 da ANEEL. Os projetos devem promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando a adoção de novas tecnologias e de bons hábitos de consumo para combater o desperdício.