Laboratório municipal de Joaçaba realiza oito mil análises/mês

Nem todos os joaçabenses sabem, mas a Secretaria Municipal de Saúde conta com um laboratório de análises clínicas, localizado junto à sede da Secretaria. O laboratório realiza, em média, oito mil exames ao mês, a partir das análises de sangue, fezes, escarro e secreção vaginal.

Ao todo são 51 tipos de exames disponibilizados aos pacientes que tem acompanhamento médico nas unidades de saúde. Assim, quando o médico solicita algum tipo de exame, o joaçabense deve procurar a central de agendamentos para marcar a data em que a coleta do material será feita.

No laboratório municipal seis colaboradores são responsáveis pelo trabalho. Fazem parte da equipe dois farmacêuticos bioquímicos, dois técnicos em enfermagem, um técnico de laboratório e um técnico administrativo. A tecnologia usada também é de primeira e conta com aparelhos de automação em bioquímica para exames de colesterol e glicose e de automação em hematologia para hemogramas.

“Atendemos a demanda de todas as unidades de saúde, sejam eles agendados ou urgentes, e ainda realizamos os exames para as carteiras de saúde, necessários para pessoas que trabalham com manipulação de alimentos”, explica a bioquímica, Eliane Klotz.

Quantidade e Qualidade

Em 2008, a Secretaria de Saúde disponibilizava 30 tipos de exames para a população, o que resultava numa média de 2.500 exames ao mês. Os exames, em sua maioria, eram realizados através de processos manuais. Em 2015, o laboratório fechou a média de 8 mil exames ao mês, com 51 tipos de exames disponíveis para toda população joaçabense. O processo é todo automatizado e segue um rigoroso controle de qualidade.

Alguns exames, quando solicitados, são encaminhados a outros laboratórios, como Cepac, Pasteur, Lacen de Joaçaba ou de Florianópolis. “Os serviços prestados pelo laboratório são de qualidade e trazem economia aos cofres municipais, pois se terceirizássemos todos estes exames sairia muito caro. Para os procedimentos que não realizamos, também mantemos contrato com outros laboratórios para que nossos pacientes tenham seus exames garantidos”, explica a secretária de saúde, Paula Kleber.

O laboratório municipal é um dos motivos pelo qual Joaçaba recebeu o 1o Lugar no Prêmio Estadual de Avaliação da Atenção Básica, para municípios entre 25 e 50 mil habitantes, no ano de 2015.