Nota oficial sobre o ato de violência no ESF do Bairro Santa Tereza

 

            Em virtude do ato de violência ocorrido na manhã desta terça-feira (31), na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Santa Tereza, a administração municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, lamenta o episódio e esclarece algumas questões sobre o fato.

            De acordo com informações dos profissionais que lá atuam, o homem que estava sendo atendido pela primeira vez no ESF, irritou-se depois da atendente solicitar o seu endereço para que uma agente de saúde pudesse fazer visita à família, o que é um procedimento corriqueiro para pessoas que vão pela primeira vez a um ESF. Então, sem compreender o que lhe foi solicitado, quebrou computadores, telefones e móveis do ESF.

            Atualmente o ESF do bairro Santa Tereza conta com 13 colaboradores, incluindo médico, psicóloga, nutricionista, dentista e fonoaudióloga. Ainda respeitando os tramites de contratação, a unidade deverá contar com mais um médico nos próximos dias.  Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13hs até às 17hs, sendo que a comunidade também do Pronto Atendimento, localizado no centro do município e atende das 17h30 às 23h30.

            Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, para melhorar os atendimentos do ESF, nos próximos dias será marcado um encontro entre a comunidade local e os gestores municipais de saúde para definir melhorias a serem adotadas pela equipe da unidade de saúde.